Não deu. Cheguei no Pompéia às 7h20 e a fila para a inscrição da oficina de Daguerreotipia que rolava às 13h00 já tinha mais pessoas que vagas. Faltou força de vontade da minha parte para chegar mais cedo. Uma pena para mim, uma super vitória para a Wicca! Parabéns!
Categoria: but I digress
Para que fotografar?
Uma amiga me pergunta porque fotografar. A piração advém da leitura do Flusser. Ele expõe a idéia dele da diferença entre funcionário e fotógrafo. Ela enlouquece. Para que ser funcionária do aparelho? Já lembro do querido professor Wladimir me dizendo que “o pior xingamento para fotógrafo é funcionário”, ele completa, “melhor ainda quando o cara não entende que é xingamento”.
Imediatamente eu replico, não por nada além de reflexo, ou seja, sem reflexão: “eu não fotografo para ser funcionário ou fotógrafo, fotografo porque isso media relações com outras pessoas”. E agora, passados alguns dias, tendo ouvido as mesmas palavras dela novamente, nada diferente me ocorre para responder àquilo. Pouco interessa como é o relacionamento com a câmara, interessa que a existência dele propicie outros relacionamentos, esses com pessoas, das mais variadas maneiras e intensidades.
Hoje, uma foto em especial me fez pensar nessa tal mediação.

Difícil explicar porque, mas arrisco: das três pêras do quadro, uma está partida.
Frases
“Toda obra de arte é, de alguma maneira, feita duas vezes. Pelo criador e pelo espectador, ou melhor, pela sociedade à qual pertence o espectador.” Pierre Bourdieu
“A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade.” Picasso
“Um sentir é do sentente, mas outro é do sentidor.” Guimarães Rosa
“Para viajar, basta existir.” Fernando Pessoa
“Quando alguém aponta para a Lua, os estupidos olham para o dedo.” Provérbio Tibetano
Morcegos
Morcegos.




DVD colaborativo Radiohead ao vivo
A resposta para um post anterior chegou: um cara vai editar (já está editando) um DVD com as imagens que os fãs fizeram do show do Radiohead. Que bacana, agora aqueles gigas e gigas de arquivos digitais produzidos durante o show terão uma oportunidade de serem vistos! Vale a pena conferir e colaborar se você tiver vídeos daquela noite. Isso é uma revideografia!
Sampa vista do Jockey
