11 Anos de Parodinal

No próximo 16 de setembro de 2015 completam 11 anos do Parodinal. A história teve várias etapas, mas o post original do usuário sneerath no usenet:rec.photo.darkroom sobre uma fórmula que substituia o p-aminofenol por paracetamol na manufatura de Rodinal já marcava 1 ano dessa pesquisa.

O post original: http://www.photography-forums.com/threads/acetaminophen-paracetamol-developer.92639/ agora preservado dentro de outro site.

Ele menciona esse fotógrafo holandês mais abaixo: https://groups.google.com/forum/m/#!topic/sci.chem/XZsZS31nF4U nesse post de 16 de setembro de 2004.

Aqui a receita derivada desse post no site de Donald Qualls: http://silent1.home.netcom.com/Photography/Dilutions%20and%20Times.html#Parodinal

Não é muito difícil entender daonde o cara veio olhando as duas página a seguir, basta prestar um pouco de atenção às moléculas de http://en.wikipedia.org/wiki/Paracetamol e de http://en.wikipedia.org/wiki/4-Aminophenol também conhecido como p-aminofenol.

Tenho pensado em como essas pequenas conexões são importantes para a prática fotográfica desde o início. Não chegam a ser descobertas, mas são conexões que mudam o propósito de algum material ou equipamento e nessa nova função ou etapa há uma microrevolução na maneira de fazer a coisas.

O novo e o velho

Resolvi explorar o mundo das câmaras sem espelho e as possibilidades de usar as lentes mais antigas e obsoletas que eu possuo nelas.

20140728-161004-58204638.jpg

Interessante como pesquisar esse assunto me faz encontrar uma série de pessoas em busca de uma qualidade fotográfica perdida no avanço da tecnologia dos vidros, dos coatings e etc.

As lentes não precisam mais ter a resolução absoluta, o desfoque é importante e tem o seu valor. Avaliações qualitativas e não quantitativas das objetivas são mais interessantes. Mais um menos o que eu venho tentando fazer por aqui com tudo que é velho já faz uns anos.

ICG 370hs • teclado

Mais um scanner necessitando de uma solução. Dessa vez é um ICG 370hs de cilindro. Ele pertence a um amigo que vinha usando ele sem problemas até que um dia ele não ligou.

A máquina em si é mais complexa que a maioria, mas por outro lado é também mais exposta. A força entra no ICG e passa por um regulador de voltagem que fica numa placa de circuitos. Essa mesma placa recebe fios que vem de diversos sensores e motores pelo scanner. E dessa placa partem 3 cabos seriais que se conectam a um PC que habita dentro do ICG, ali acontece o processamento e a comunicação com um Mac que opera o scanner.

Para ver o que está acontecendo de errado é possível conectar um monitor VGA e um teclado ao PC. Monitor ok, mas teclado AT (anterior ao PS/2) foi um pequeno desafio que vinha se desenrolando há umas duas semanas até que eu mencionei para o Wilson, na festa junina no sítio da Telma. Ela ouviu e me mostrou um teclado que ela tinha guardado.

20140703-050822-18502911.jpg

Um teclado AT!

20140703-050926-18566746.jpg

Filmes para o Reveillon

Esse ano eu comecei a editar muitas imagens dos anos 90. Coisas que eu fotografei, revelei e arquivei.

Comecei a encontrar várias séries feitas durante os reveillons. Comecei a perceber algumas coincidências e resolvi continuar a aproveitar essa época para continuar esses trabalhos. Em negativo colorido, o mais vencido melhor.

20121229-103851.jpg

De VPLs vencidos em 84 e 85 a NPLs vencidos em 2004.

20121229-104646.jpg

Cezanne • Operando

Depois de várias tentativas, acabei começando do início novamente. Parti para uma limpeza interna do scanner (com aspirador de pó) e depois apliquei óleo nas partes móveis. Os avisos de erro foram embora.

Recortei em acrílico uma máscara para os negativos e fiz um teste, sem o acrílico original que não estava muito bom.

Aqui um desses testes, de uma série de imagens com Fomapan vencido em 1991, fotografado em 2011, depois de mofar 20 anos.

 

sanfran01