Primeiro episódio: Luiz Soares
Autor: Guilherme Maranhão
Kodabromide Mofado

Recentemente ganhei um envelope bem antigo de Kodabromide W-3, essa papel foi fabricado no Brasil, provavelmente entre 1970 e 1980, um papel fibra, peso duplo, grau de contraste 3, relativamente alto para época. Não fosse o tempo que ele ficou guardado, o véu que se formou, ele ainda mofou bem em alguns pontos, criando uma série de sub-imagens interessantes.
Resolvi colocar em uso o revelador de ácido ascórbico e hidroquinona proposto pelo Patrick Gainer no artigo dele no Unblinking Eye, o link está aqui, é o revelador que dá errado nos inícios dos testes, esse que eu decidi usar. Reveladores que induzem a revelação infecciosa podem ser interessantes para papéis antigos.
Fiz um vídeo explicativo e guardei nos highlights dos meus stories no Instagram.
Encontro com o Coletivo Mofo aqui no ateliê
O Coletivo Mofo esteve por aqui, por conta da FRoFa entre outras coisas, e aproveitei para marcar um bate papo aqui no ateliê e colocar uns analógicos para trocar idéias e tal. Aproveitei para fazer um periscope e isso está disponível aqui:
https://twitter.com/refotografia_/status/1011664019252396032
FRoFA • Inverno de 2018 – Como foi
Aqui um palhinha do que rolou:
Testei a objetiva Dioptro Petzval 60mm
Ontem tive a oportunidade de experimentar um protótipo da lente 60mm Petzval da Dioptro, uma objetiva para câmeras SLR e DLSR Made in Brazil! O Wagner e o Rogério da Dioptro estarão na FRoFA (24/06, próximo domingo) com esses protótipos para os visitantes poderem experimentar. Ha!
Olha só o depoimento que eu tomei do Wagner ontem e na sequência imagens feitas com essa lente numa Canon 5D Mark II:


Carbono • primeiros testes com Matt Fibre 200gsm
Contei um pouco do processo de criar um inkset de carbono e instalar esse inkset numa impressora Epson aqui.
No caso do inkset que criei, optei por um tinta que só serve para papéis matte. Escolhi um rolo de Matt Fibre da Hahnemuhle para começar a operar essa impressora.
Defini os limites de tinta e criei o descritor básico para o papel. Ainda não linearizei, mas acho que os prints estão fiéis aos arquivos.

Ainda estou me entendendo com margens e etc para aproveitar melhor o papel de rolo.

Fiz algumas provas de imagens em infravermelho da Patagônia e também de um reveillon. Essas últimas provas fazem parte desse trabalho que reune os registros dos últimos 25 reveillons que vivi.
