Scanner com DSLR, grão

Uns dias atrás eu mostrei a lente ajambrada para fazer reproduções de negativos. Recentemente fotografei com uma rolinho bem vencido de TMax 3200p. Se o 400TX novo do post passado ficou daquele jeito com raio-x, imagine como ficou o negativo do 3200p que teve a mesma procedência. Bom, depois de autolevels e inversão, a reprodução ficou assim. Granuladinho.

tmz

Scanner com DSLR, objetivas

Hoje cheguei ao estúdio e percebi que havia esquecido minha lente macro em casa. Tinha que fazer algumas reproduções de negativos 35mm e sem ela seria complicado. De repente me ocorreu que eu tinha o fole comigo e a lente de ampliador nele adaptada. Mas essa montagem gera imagens de 1:1 para mais e para reproduzir negativos 35mm com uma digital com crop 1,6x não funciona, ou seja, eu precisava algo em torno do 2:1. Vasculhei uma gaveta, achei tubos de extensão, uma 135mm da Contarex, não ia dar certo. Dai me ocorreu pegar uma lente de scanner e adaptar no próprio fole, para ficar mais próxima ao CCD do que a lente do ampliador, não deu certo também, mas acabou encaixando dentro de um tubo de extensão que preso a outro mais curto deu o resultado desejado. Os tubos e o fole são para Nikon, um adaptador que eu construi para colocar as lentes da Nikon na Canon foi necessário e fui em frente.

lentes

Reprodução e dpis

Um amigo me pediu um favor complicado: de um papel com 8x16cm gerar uma imagem digital que possa ser impressa com pelo menos 2 metros no lado maior. Fiz um primeiro teste com um scanner de mesa comum, escaneei a 1200 dpi, mas o resultado foi terrível, muita interpolação embutida no software do scanner.

Depois tentei usando a câmara de 6MP, fiz 12 imagens de pedaços do dito original. O resultado foi demi, a luz não ficou absolutamente uniforme, mas fomos adiante e tentamos uma ampliação, a resolução não chegou lá também.

Apareceu um fole, bolei uma emenda entre o fole para Nikon e a câmara Canon, fiz uma foto, de um pedaço ainda menor do original (seriam necessárias 80 imagens para formar o arquivo final). Não fui adiante porque apareceu o scanner Lynx A3 com suas 2400 dpi, mas fiquei pensando como fazer o original mover apenas 1cm a cada imagem.

As tais 2400 dpi parecem suficientes, aguardo um teste em tamanho 20x30cm de um pequeno fragmento da imagem final.