Captura sonora

Tenho me divertido no mundo dos sons ultimamente e resolvi colocar em uso um gravador que eu tinha de época em que fazia vídeos de casamentos.

O gravador é simples, um Zoom H1n, e tem apenas uma entrada TRS 3.5mm. Queria explorar o mundo inaudível das ondas electromagnéticas com ele.

O primeiro microfone que fiz com uma bobina tirada de uma televisão que encontrei no lixo. Liguei a bobina num pré-amplificador, soldei tudo dentro de uma caixa, com pilhas, um cabo estéreo etc.

Com o tempo, percebi que essa caixa era ótima, mas um podia acomodar mais ideias. Criei uma bifurcação na entrada do pré-amplificador para poder trocar de microfone mais facilmente.

Inclusive descobri que podia usar elementos piezo conectados a essa caixinha!

Depois fui em busca de outras bobinas para fazer outros microfones eletromagnéticos. Achei uns eletroimãs que eu desmontei, separei algum cobre de uma outra bobina de TV, achei um pedaço de ferrite e fiz uma bobina pequena.

Comecei a ouvir os ruídos dos diversos aparelhos aqui de cada, da minha TV, do meu aquecedor, do roteador, do mostrador digital do forno elétrico, do telefone, dos carregadores de celular. As bobinas maiores captam o ruído de todo o dispositivo. Com as bobinas menores consigo isolar um ruído específico de uma parte dos dispositivos. Essa exploração é uma delícia.

Deixe um comentário