Exakta • um teste que deu meio errado

As câmeras Exakta 35mm são as primeiras SLR produzidas regularmente. Essa produção começou em 1936 e seguiu até 1976. Nos anos 50 em especial, as Exaktas eram ferramentas do profissional e tinham uma ótima reputação. Mais tarde com a produção na Alemanha Oriental, elas não acompanharam a evolução das SLR mundo afora.

Em 1954 a Exakta era a câmera do fotógrafo vivido por James Stewart em Janela Indiscreta. Diversos fabricantes lançaram objetivas e acessórios para ela, muitos designs clássicos de objetivas são facilmente encontrados em mount  Exakta.

A idéia de juntar essas três lentes feitas para Exakta e realizar um pequeno teste veio há um tempo, mas faltava oportunidade. Trioplan e Domiplan são objetivas de 3 elementos, variantes do tripleto de Cooke, já a Biotar é um design double gauss clássico da Zeiss, que posteriormente foi copiado pelos russos e virou a Helios 44-2, famosa objetiva da câmera Zenit.

A Biotar é conhecida por ter contraste suave e um pouco de swirly bokeh. A Trioplan tem mais contraste, uma boa definição na região central e menos nas bordas e dá o soap bubble bokeh. A Domiplan poderia ser considerada uma versão pior e mais barato da Trioplan.

Mas para fazer a foto acima, com a três objetivas juntas, eu acabei deixando a câmera sem lente nesse dia que apesar de nublado estava bem claro. A claridade entrou câmera a dentro e atravessou a cortina velhinha da Varex, destruindo um fotograma. Nas outras imagens foram apenas algumas manchas mais suaves. Salvaram-se as imagens feitas dentro do estúdio, mas o teste ficou incompleto.

Acima e abaixo duas imagens com a Trioplan toda aberta. Já foi interessante comparar os poucos frames que ficaram legais nesse teste, mas esperarei para mostrar quando ficar completo.

Mas quando cheguei em casa, logo antes de revelar esse filme, vi que tinha uma meia dúzia de fotos sobrando no filme. As nuvens passavam rápido. Coloquei a câmera na janela da cozinha e usei o timer da Exakta para fazer essa exposição de 6 segundos, f/2.9 com a Trioplan 50mm.

As fotos foram feitas em Plus-X vencido, revelador da casa, scanner Pakon, PPRC workflow.

Deixe um comentário