A Oficina de Juveny Lourenço

Em 1964, Juveny foi na trabalhar na oficina da Zeiss no Rio de Janeiro como officeboy. Começou a aprender o ofício de consertar câmeras e objetivas. O tempo passou e quando a Zeiss deixou o Brasil em 1968 ele se juntou a um técnico alemão que queria ficar no Brasil e abriram uma oficina aqui. O sócio faleceu em 1970 e Juveny continuou.

Em 1974 teve a oportunidade de treinar 3 meses na fábrica da Zeiss em Stuttgart. Um tempo depois a oficina saiu do centro do Rio para Copacabana onde está até hoje.


Juveny conserta apenas câmeras mecânicas e lentes manuais, deixa os eletrônicos para os colegas.


Um armário de madeira guarda um pequeno museu de câmeras que não funcionam mais. Numa prateleira as que ele consertou e que estão à venda.


Ele não pensa duas vezes, decidiu que em 2016 ele se aposenta. O torno e o esmeril, adquiridos em Stuttgart em 1974, já estão à venda. Sr. Juveny atende na Av Nossa Senhora de Copacabana, 1120 sl 1007, apenas das 9:00 às 11:30. Interessou pelo torno? Fala com ele no 21.992.572.047

6 comentários em “A Oficina de Juveny Lourenço”

  1. Boa tarde!
    Linda homenagem.
    Gostaria de uma indicação…
    Pessoas que trabalhavam com ele ainda consertam câmeras?
    Sr.Juveny indica alguma pessoa ou loja que possa nos atender com a mesma presteza e confiança?
    Obrigado.

  2. Boa noite Juveny, parei de trabalhar na fotografia há algum tempo, você sempre fez a manutenção de meu equipamento desde o tempo do Alemão, depois que ele faleceu continuou em sua residência. Lembra da Nikkormat FT2? Você sempre nos atendeu com toda sua atenção. Gostaria de saber se você está atuando, pois tenho algumas lentes e corpos de Nikon para fazer uma manutenção.Estou morando há bastante tempo aqui em Macaé RJ, quando puder te faço uma visita, mais ligo antes para saber a melhor hora para aparecer aí.Grande abraço.

Deixe um comentário