Comecei a minha tentativa de transformar um scanner HP2200C em um scanner para negativos de médio formato. Havia conseguido dois exemplares recentemente lá no centro da cidade, desmontei os dois e fiz testes iniciais, pelo menos um funcionava.
Deixei as carcaças sobre a mesa durante um tempo e sempre que podia sentava e observava.
Hoje retirei de um outro scanner, um Boedler, algumas engrenagens. Isso faz parte de uma das modificações: diminuir o curso do carro do scanner, ou seja, fazer ele se mexer menos. As engrenages foram parar intercaladas entre o motor do scanner e a correia que move o carro.
Uma outra modificação é diminuir o ângulo de visão da lente do CCD, gerando mais densidade de resolução. Para isso estou estudando a remoção de alguns espelhos e a utilização de ângulos alternativos para que o CCD possa “enxergar” o negativo por um caminho mais curto (vê-lo mais de perto).
É importante tentar manter o encurtamento do curso e a diminuição do ângulo de visão proporcionais. E é bem provável que após cada escaneamento seja necessário ajustar as proporções da imagem (por exemplo, se um negativo quadrado aparecer retangular digitalmente).
Será uma questão colocar a lente em foco sem as ferramentas apropriadas.