Segue um comentário ao último post, que mais é uma questão ligada à última coluna publicada no Fotosite:
“glauco said… Agora fiquei curioso: onde revelar c41 sem banho branqueador?”
Ora, a resposta mais cretina seria: no laboratório, onde mais você revelaria um filme!?
O fato é que a revelação colorida pode ser feita em qualquer laboratório. No caso do professor Sérgio Ferreira ele usa as processadoras com controle de temperatura e semi-automáticas do Senac para suas aulas, mas nada disso é necessário.
Eu revelo os meus filmes coloridos nos meus tanques de aço inox com espirais, à temperatura ambiente. Sabe aqueles tanques que as pessoas chamam preconceituosamente de “tanques de revelar filmes preto-e-branco”? Sim, eles. E eu até poderia fazer um controle de temperatura por “banho maria”, mas não acho necessário dentro das minhas aplicações.
É só descolar a química, expor um filme teste e descobrir seus tempos de revelação. De preferência discutir os resultados com alguém e/ou mandar copiar as fotos desse filme num minilab para fazer uma avaliação.
Valeu Guilherme, assim fica mais fácil. Filmes PB já revelei milhares, e até coloridos em química PB pra ver que merda ia dar, mas nunca comprei química colorida. Quem sabe, agora vou atrás de alguma liquidação de C41.
Se quiser, dê uma olhada:
http://www.flickr.com/photos/studiopixel/
Ah, faz tempo que seu blog está linkado nos meus favoritos, mas só agora me animei a perguntar algo.
Abraços!